domingo, 12 de maio de 2013

O que são Diafragma, Abertura e Profundidade de Campo?

Poderíamos comparar o diafragma a uma cortina... se abrir ela, vai entrar luz... se fechá-la vai ficando mais escuro...

"Praticamente tudo em uma camera fotográfica se resume a entrada de luz. Regular a abertura do dafragma é uma forma de controlar isso. 
Quando o diafragma está totalmente aberto (img. 1)  a entrada de luz é intensa, tornando a foto muito mais clara (próprio para lugares escuros ou com pouca luminosidade). 


(img 1)

Já com o diafragma totalmente fechado (apesar de fechado sempre fica uma pequena abertura) (img. 2) a entrada de luz é ínfima, tornando a foto mais escura, ou seja, uma boa opção para lugares bem luminosos ou dias muito claros.


 (img 2)

O valor da abertura se dá pela letra f e seguem um padrão númerico universal. O padrão inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32 e assim por diante. 

Sendo que o menor valor representa o diafragma totalmente aberto e o maior valor significa o diafragma totalmente fechado. 
Um número maior representa metade da insidência de luz do valor anterior e um número menor representa o dobro da insidência de luz do valor anterior. 

Por exemplo, se mudarmos o valor do diafragma de 4 para 5.6, significa que entrara agora metade da luz anterior. Se diminuirmos de 11 para 8, dobreremos a insidência de luz."

*********

Outra peculiaridade em relação ao diafragma é a profundidade de campo...


"A profundidade de campo é a região da área a ser fotografada que ficará nítida (desde que corretamente focalizada). Todos as áreas fora do foco ficarão, em maior ou menor grau, desfocalizados. Ela é muito importante, e pode servir de recurso para conduzir a atenção de um observador para determinado elemento e contribuindo para a composição da foto.

Há três aspectos que estão diretamente ligados à profundidade de campo: a abertura do diafragma, a proximidade que estamos de um objeto e a distância focal da lente.

Quanto menor for a abertura do diafragma (maior sejam os números f), maior será a profundidade de campo (ou seja, maior a área da imagem a ser focalizada), e vice-versa."



Quanto aos outros fatores, veremos isso mais adiante...

 

Fonte Ctrl C + cTRL V:  Laia mais!!!

http://www.espacointegral.com.br/website/2010/introducao-a-fotografia-o-que-e-abertura/

http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bprofundidadecampo.html

ISO - O que é???

Podemos dizer que na fotografia são diversos os fatores que influenciam no resultado final...
3 deles andam juntinhos e modificam-se de acordo com o que acontece com o os demais, e são eles: ISO, ABERTURA e VELOCIDADE...

Hoje vamos INICIAR pelo ISO...

Algum tempo atrás, podemos dizer aqui no Brasil até uns 15 anos, ainda se usava muito máquina com filme... ao comprar o filme o vendedor sempre lhe "empurrava" a maior "ASA" - LEVA ESTE DE 400 QUE TEM MAIS SENSIBILIDADE... - No entanto muitas vezes não era necessário...

Hoje nosso FILME passou a ser o SENSOR, e a ASA passou a ser o ISO...
Mas que é isso????

"ASA, agora chamado de ISO (International Standard Organization) é a sensibilidade do filme à luz, ou seja, quanto maior o ISO menos luz era necessária para escurecer os sais de haleto de prata, componente responsável por fixar a luz no filme nos dando uma foto. Hoje em dia o processo final mudou, mas a finalidade é a mesma. 

Nas máquinas digitais obviamente não existe mais filme (e sim um sensor que capta a luz), portanto não existe mais sal de haleato de prata. Entretanto, o papel do ISO continua o mesmo, tornar o sensor mais sensível a luz, portanto quanto maior o ISO menos luz é necessária e o contrario também é verdadeiro.

O uso de um ISO alto traz um “efeito colateral” indesejado, que é a presença de pequenas bolinhas (ruído) que deixam a foto com a impressão de que foi tirada debaixo de uma tempestade ou algo similar.


 
O ISO ideal para o dia-a-dia é o 200 ou até um 400. Para dias ensolarados, praias etc, um ISO 100 é mais recomendado. Para fotos internas onde não queremos usar o flash, recomenda-se um ISO 800. Para shows, teatro ou lugares escuros onde o flash é proibido ou inútil devido a distância (palcos etc), podemos usar um 1600 ou 3200, há cameras que chegam até 6400. No caso de shows, as vezes a perda de nitidez (ou granulação) é um fator irrelevante."

De uma maneira geral tente SEMPRE usar o MENOR ISO que for POSSÍVEL...


Fontes (Ctrl C + ctrl V) - Leia mais!!!
http://www.espacointegral.com.br/website/2010/introducao-a-fotografia-o-que-e-iso/
http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/19726-por-que-iso-alto-demais-estraga-suas-fotos-.htm

Balanço de Branco

O balanço de brancos é um aspecto da fotografia que muitos fotógrafos amadores não entendem ou não usam, mas é algo que vale a pena aprender por ter um forte impacto sobre as fotografias.
O balanço de brancos remove as cores não reais, tornando brancos os objetos que aparentam ser brancos para nossos olhos. Talvez você já tenha percebido tirando fotos que, algumas vezes, as imagens ficam com um tom laranja, azul, amarelo.... Isto se deve às diferentes "temperaturas de cor" das fontes de luz. Ao contrário de nós, que podemos julgar o que é branco em diferentes situações de luz, as câmeras digitais encontram grande dificuldade ao fazê-lo usando o ajuste de brancos automático, ou AWB (auto white balance). Então, devemos "dizer" a ela como tratar diferentes tipos de luz. Compreendendo o balanço de brancos, você poderá evitar que suas fotos sejam arruinadas pela aparição de tons indesejados.
 (Fonte: http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bbalancodebrancos.html)

Abaixo seguem mais dois links que podem ajudá-los a complementar sobre este conteúdo...


http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/color-black-white.htm

http://www.tecmundo.com.br/8835-fotografia-o-que-e-balanco-de-branco-.htm
  

Apenas não se esqueça, que não existe um balanço certo ou errado... tudo vai depender do que você deseja "informar" com a fotografia...

Abaixo, um balanço de branco "errado" (tungstênio) mas que gerou um efeito interessante na foto...