domingo, 26 de maio de 2013

O que são: Velocidade e Obturador?

O obturador se encontra no corpo da máquina. Há dois tipos, o Plano que é como uma cortina ou uma persiana. E há o Concentrico que é um círculo parecido com o diafragma. Os formatos são diferentes, mas o propósito é o mesmo: abrir e fechar, quando batemos a foto, permitindo a captação da luz pelo sensor ou pelo filme.

A velocidade que o obturador leva para abrir e fechar pode ser controlada nas cameras SLR (profissionais), mas dificilmente é um recurso controlável nas compactas. Quando eu digo que um recurso não pode ser controlado em uma câmera compacta não significa que ele não existe, ele existe sim, mas o controle dele é feito automaticamente pela camera.

Os valores da velocidade são medidos em segundos e mudam conforme a câmera que se tem em mãos. Na minha maquina (Canon Rebel T1i) vai de 30″ (aspas ” é o simbolo para segundos, ou seja 30 segundos) até 1/4000, que é uma velocidade muito rápida.

A relação que existe entre velocidade e luz é: Quanto menor a velocidade, mais tempo o obturador ficará aberto, maior o tempo de exposição, ou seja, mais luz entrará. 

Quanto maior a velocidade, menos tempo o obturador ficará aberto, menor o tempo de exposição, ou seja menos luz entrará. 

Diminuir o tempo de exposição pelo obturador significa maior velocidade, o que pode ser essencial em alguns casos, como congelar um pássaro em pleno voo, capturar um carro em alta velocidade sem deixar rastro e por aí vai. 

E o oposto também vale, as vezes queremos menor velocidade para, em vez de congelar o pássaro, pegar o rastro do bater de asas. A escolha da velocidade é muito utilizada para fotografar água corrente, em determinado caso a água assume diferentes aspectos. 

Se fotografarmos água corrente como em uma bica, torneira etc, em altíssima velocidade (1/1000) ela ficará com aspecto congelado, cristalizado. Se batermos a mesma foto com longa exposição (1/4, 0″5…), a água parecerá fluir, escorrer.

Veja o exemplo: