domingo, 11 de maio de 2014

Resumão exemplificado

Dentre as diversas opções que a fotografia nos proporciona, sempre tem alguns conceitos mais básicos que queremos ressaltar, e é nisso que devemos pensar ao compor a foto e definir qual a nossa PRIORIDADE...

Abaixo alguns exemplos de alguns desses "conceitos" que são mais utilizados...

PROFUNDIDADE DE CAMPO

Na primeira foto, temos uma MENOR profundidade de campo, onde praticamente todos os demais plano ficaram DESFOCADOS na foto... muito utilizado para retratos, por exemplo.

Na segunda foto, conseguimos ver praticamente TODOS os planos focados, temos uma MAIOR profundidade de campo... utilizado muito para paisagens com maiores abrangências.

Mas quem define isso na minha máquina? É o DIAFRAGMA, que é identificado pela letra *** f/ ***.
O diafragma encontra-se em cada OBJETIVA (nas lentes) e pode ter grandes variações, na maioria, as lentes que são intercambiáveis (que se pode trocar) tem maior variação de f/, podendo, por exemplo ir de f/ 3.5 até f/ 22, onde é mais fácil perceber a diferença.

Mas como eu sei qual MAIOR ou MENOR? Quanto MENOR o número f/, MENOR a profundidade.
Só detalhe, MENOR o número - MAIS LUZ entrado na câmera, portanto outros recursos como velocidade e ISO deverão ser ajustados para que a foto não fique tremida ou clara/escura demais! 

Mas qual o certo? O certo é - que conceito você quer informar????


TEMPO DE EXPOSIÇÃO


Sem luz, não há foto... e tudo que é fotografado está sob um luz, e produz um movimento... que enquanto o obturador estiver aberto, está captando isso. Seja por 30 segundos ou por uma fração de 1/4000 segundos.

Na primeira foto, temos um MENOR tempo de exposição, proporcionando o CONGELAMENTO da imagem... 

Na segunda foto, temos um MAIOR tempo de exposição, proporcionando uma imagem "RISCADA" ou mostrando maior parte do "trajeto" do item fotografado.

Mas o que define isso na minha máquina? É o OBTURADOR... que diz que quando tempo ficará aberto captando luz, e automaticamente o MOVIMENTO. Apresenta-se em segundos inteiro, exemplo 5" (5 segundos), 1" (um segundo), 1/40 (um sobre quarenta segundos, que quer dizer 1 segundo dividido por 40) e assim por diante...

O obturador fica em cada câmera, e pode variar também de câmera para câmera, hoje a maioria vem com 30" até 1/4000, alguns a opção bulb (leia mais aqui).

Então se eu quero congelar alguma coisa eu uso 1/2500??? Na verdade você poderá congelar com menos velocidade (1/600 por exemplo) e poderá não conseguir com 1/3200. Depender que quão veloz é o item fotografado. Mas a lógica é isso mesmo, MENOR tempo de exposição maior a garantia de CONGELAMENTO...

Só lembrando, MENOR tempo obturador aberto - MENOS luz entra! Portanto outros recursos como diafragma e ISO deverão ser ajustados para que a foto não fique clara/escura demais!

Mas qual o certo? O certo é - que conceito você quer informar????



Muito embora não exista uma receita pronta mas "Como regra geral – que pode ser quebrada em momentos de experimentação – considere manter a velocidade de disparo próxima a 1/250 ou 1/500. Em cenas muito iluminadas é possível até mesmo deixar o obturador ainda mais rápido, em torno de 1/1000. Com esses valores, a chance de você congelar movimentos muito rápidos é maior, aumentando a nitidez da foto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário